Deus revelou o homem como um copo. Que pode possuir coisas dentro dentro de si; Água ou Sujeira .
Ou como uma fonte de água e um canal pra que saia a água.
O copo por dentro é o espirito do homem e a agua (coisas espirituais adiquiridas), o copo por fora, o externo da pessoa, as atitudes, o temperamento, o ser humano em suas relaçoes com outras pessoas e as coisas que se externam dele.
A fonte a mesma coisa, sendo a água coisas por dentro , e o canal sendo o exterior da pessoa.
Muito mais importante é aquilo que tem dentro, pois é dentro do homem que deve estar Jesus, e é o lugar que Ele escolheu para Sua habitação o qual segundo Paulo estamos trabalhando pra contruir, e a agua dentro do copo deve ser limpa. e o interior do copo tbm.
Isso se trata de coisas espirituais adiquiridas através do Espirito Santo na Palavra atraves de uma busca constante e não apenas da biblia sabida sendo citada como regras de vida pra controlar e tentar mudar o exterior do homem.
Os Fariseus e mestres da Lei, na época de Jesus, eram como copos limpos por fora, mas sujos por dentro.
Vemos isso em Mateus 23:13-26.
Eram pessoas que entendiam toda a Lei, toda a biblia, que é algo mto importante, mas nao tinham a revelação da Palavra de Jesus, não tinham água viva dentro de si, não viam com os olhos de Deus, olhos espirituais que são capazes de enxergar arrependimento em prostitutas, salvação em adúlteros, a Graça que superabundou o pecado, não são capazes de andar na Liberdade do Espírito, mas antes discernem as coisas de Deus com a carne e como sendo carnais e superficiais, se escandalizando com o Espirito e não identificado a Sua ação, e onde Ele realmente está, mas cria paradigmas e condiciona a ação do Espírito e o põe dentro de uma caixa, onde não pode se mover, pois Ele trabalha se movendo e desde de sua primeira ação mostrada na Palavra, Ele ja se movia sobre a face das águas, e fazem com Ele aquilo que convém aos seus olhos cegos acham corretos e atraves dos seus costumes e rituais humanos, se esquecendo do verdadeiro valor desses rituais.
São irreprensíveis no caráter, como Paulo era antes de sua conversão, mas nao têm a revelação de Jesus sendo a Palavra, a biblia Viva, e têm a Lei em mandamentos e ordenanças como regras e como sendo carnal e algo literal na mente humana pra criar coisas como; 'faça isso e não faça aquilo' e outras como; 'isso pode e aquilo não pode' (está acostumado a ouvir isso né?).
E se esquecem que Jesus não é um método de regras pra conseguir como ser 'santo' externamente aos olhos dos outros, e que jamais conseguiram ou conseguirão a santidade através da Lei, Antes Jesus é a Agua Viva que deve estar DENTRO do copo, aí sim Ele que é Vivo, vivificará e purificará até mesmo o exterior do copo.
Paulo antes de sua conversão era de caráter irrepreensível, Hoje nem mesmo os crentes são assim, mas do que adiantava ser ele assim se não tinha água dentro ?
Vemos muitas pessoas pregarem que temos que dar testemunho de nossos atos e de nosso caráter, porque podem questionar como questionam; ' como pode aquele ser um crente, se faz isso ou aqilo de errado?', e mtas vezes nós mesmo nao enxergamos a diferença entre mtos crentes e nao crentes e ate achamos mtos que nao são, melhores do que os que são, criando em nossas mentes um questão de, 'entao pq Jesus é necessário na vida de uma pessoa, se tem mtas na igreja ha anos e nao mudam, e tem mtas no mundo que sao bem melhores, tem mais caridade e coisas do tipo?' Isso porque ja criaram uma motivação errada em buscar Cristo, achando que ir a igreja e manter uma vida crista serve apenas pra que elas mudem externamente.
Se esquecendo de Atos 2, que somos salvos nao por obras pra que ninguem se glorie, nao adiantando se a pessoas tem boas obras (não que nao sejam importantes), pq nao serão salvas por elas, mas tendo Jesus, pratiquemos as obras no Espirito pra qe sejam eficazes e nao pra enriquecem nosso ego (que é o que faz a obra da carne e de todo aquele que nao tem o Espirito Santo, ou que se deixa guiar pela carne).
Está certo que sem santificação ninguém verá ao Senhor, e que devemos sim mudar nossas atirudes e nos despir do velho homem como fala colosenses 3, tendo atitudes de um novo homem despido do pecado, mas devemos lembrar que só conseguimos despir do pecado através do Espirito, sendo assim nao o importante somente nao andar na carne, mas sim andar em Espirito que deve vir primeiro, pois somente assim conseguiremos nao andar na carne (Galatas 5:26 Andai em Espirito e nao cumprireis a concupiscencia da carne), se vc tentar nao andar na carne, mas nao andar em Espirito, vai ser o que todos tentaram fazer, ao tentar cumprir a Lei como uma regra, e pelo que vc lembra, alguem conseguiu ? acho que não né.
A graça de Deus que excede nosso pecado de forma que nenhuma condenação há para nós se estivermos em Cristo (na Palavra), e que o exterior do copo mesma que esteja sujo, não pode contaminar a água que está dentro que é Jesus.
Portanto busquemos nos despir de nossa religiosidade, tradição e farisaimos que exalta a vaidade de ser exemplar aos olhos dos homens externamente, se esquecendo do interior, querendo ser simplesmente irrepreensiveis em atitudes, pra que todos possam olhar pra nós e dizer que somos santos aos olhos deles, mas tenhamos a revelação e o conhecimento de um Jesus Vivo através de um relacionamento vivo com Ele.
Muitos dizem que temos que coipar Jesus e imitá-lo. Tudo bem, mas sempre que fazemos isso, entramos em questões de temperamento como; 'Jesus ficou irado com as pessoas comercializando no templo e chamou os farizeus de raça de víboras', como também; ' eu tenho que ser simpático, pois vi um cantor ou um evangélico famoso que era antipático e mais me pareceu metido e arrogante, se veste de tal forma, usa tatuagem, tem o cabelo assim ou assado, como pode ser um ministro e ter cds gravados fazendo sucesso, se ele fala na gíria, faz piadas no púlpito'.
Essas e muitas outras, são questões ridículas de discipulos de farizeus, não de imitadores de Jesus.
Pois se modo de se vestir, corte de cabelo, modo de falar, temperamento, dentre outras coisas externas fossem importantes para imitarmos de Jesus sendo discipulos dele, elas estariam escritas na biblia, mas não estão !
Se formos tentar copiar os discipulos de Jesus e os homens de Deus que têm suas historias registradas na biblia em suas atitudes e quisermos formar um conceito do que é correto fazer e de como agir, a própria bíblia vai se contradizere isso vai causar, como tem causado, muitas divisões, que exitem hoje por dicernirmos pra nossa vida e ministério princípios externos e visuais, nos esquecendo que temos que ter os olhos do Senhor pra ver as coisas, pois se vemos com os nossos olhos, estamos trazendo a nossa justiça própria que é como trapo de imundicia (pano usado na menstruação nas epocas biblicas) pra Deus!
João Batista não fez exatamente como Jesus e não esteve atuando no mesmo lugar, talvez nao tenha feito milagres, Pedro fez mtos, Davi guerreou, Paulo tbm nao fez mtos milagres, mas apostolou gentios, coisas qe os outros nao fizeram, Jesus curou os enfermos, alguns fizeram missões para que o evangelho fosse para outros povos, outros trabalharam em Jerusalém, Maria irmã de Marta só quis ficar aos pés de Jesus, Moisés guiou o povo a uma terra.
Nossa ! O que eu devo fazer agora ? Se eu for viajar em missões estou como alguns apostolos, se ficar em Jerusalém (na minha cidade ou igreja) como outros, se eu buscar fazer milagres estou imitando Jesus, mas se quiser simplesmente pregar arrependimento e aplainar o caminho pra que Ele seja conhecido estou imitando João Batista.
Será que é tão dificil ver que o que tinha em comum nesses servos de Deus não era e não tinha a ver com o que eles faziam externamente, nem é importante tentar imitar fazer o que Jesus fazia externamente (embora nem isso consigamos fazer hoje nem ao menos saber exatamente como era, exatamente por não ser o tempo de fazê-lo), sendo que só de crermos nEle ja fazemos a Sua obra, pois Ele fala que a obra é essa: Crer naquele a quem o Pai enviou, Ele, e ainda obras maiores fariamos !
Agora o que esses servos tinham em comum, que era conhecer um relacionamento com o Deus VIVO ninguém imita. E nao só isso, mas o que o relacionamento trouxe, que foi conquistar o que Ele deixou, que é ser transformado pra ser como Ele é e conhecer seus mistérios e ter vivo dentro de si o Reino dos céus sendo revelado assim na Terra como é no céu, e não simplesmente um cópia morta de atividades 'parecidas' com Ele, e ainda somente parecidas com olhos humanos, pq se olhar com olhos espirituais e discernimento no Espirito ainda veremos somente um engano e a Lei dominando sem Amor, orgulho e coisas que cegaram o homem dos nossos dias e que vemos muitos por ai ainda se dizendo parecidos com Jesus, e ainda dizendo que o imitam !Jesus não quer simplesmente que olhemos pro que Ele fez, mas COMO fez.
ele veio em condição humana e esta errado quem diz que Ele veio com poderes divinos, mas executou com plenitude tudo o que estava no coração do Pai, por se relacionar e conhecer a vontade dEle e que está disponivel e nao só isso, mas que foi o propósito que Ele escreveu para nós, e isso sim é o que deve nos fazer imitadores dEle, pois é o unico caminho pra fazermos o que Ele fez, CONHECENDO a Deus como Ele conheceu e o revelou aqui na Terra. copiando ações por meios carnais não tem como. pois a carne só pode gerar o que é da carne. mas o espirito gera coisas do Espirito. (o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espirito é Espirito).
Isso sim é o que João Batista tbm fez, não fez milagres como Jesus, mas executou a vontade do Pai, ao ponto até de pensarem ser ele o Messias.
Você ja imaginou que Deus que Deus te criou com caracteristicas impares em vc pra um proposito e um plano feito antes de vc nascer, assim como foi profetizado em isaias sobre João Batista muito antes dele nascer, e Deus tem uma plano de revelar algumas coisas do céu através de vc e quer que vc conheça o coração dele, tenha cheio o seu copo da Agua dEle e execute aquilo que ele preparou e você está querendo imitar e ainda tentando descobrir como Jesus era externamente pra poder fazer igual, você está tentando fazer como Paulo, e o plano de Deus é pra que vc atue na sua casa, ou vice e versa. Imagine se João Batista quisesse fazer um monte de milagres, quem prepararia o caminho? Ou se Paulo quisesse imitar Jesus e ficasse em Jerusalém pregando só aos Judeus e curando, quem levaria a palavra e o evangelho aos gentios? que foi exatamente isso que trouxe a Palavra até nós hoje.
Imite o que eles tinham em comum, conheciam o coração de Deus e andavam segundo a sua vontade, nisso Paulo imitou jesus, e pediu para que o imitassem, pq irreprensivel por fora ele era antes de ter Jesus, um copo limpo por fora, pq na bibli diz que era o Farizeu dos farizeus e de caráter irrepreensível. mas só qdo ele se encheu da Agua Viva, percebeu que Jesus era o acesso ao Pai. E nisso nos importemos, não em parecer exatamente em obras alguém ou até mesmo Jesus, mas que o conheçamos como aquele que veio tirar de nós nosso fardo da Lei e pôr sobre nós um suave com a graça, nos dando acesso ao Pai pra que o conheçamos e sejamos como Ele é, e assim como imitaram a Ele os servos na biblia que entenderam que ele era o Caminho, a Verdade e a Vida, que leva ao Pai. e Que ele é Espírito e importa que em Espírito o adoremos, pra nao sermos mais um imitador carnal de Jesus.
Sendo copos limpos por dentro, pq se fora está sujo, é só uma questão de tempo.
Ou como uma fonte de água e um canal pra que saia a água.
O copo por dentro é o espirito do homem e a agua (coisas espirituais adiquiridas), o copo por fora, o externo da pessoa, as atitudes, o temperamento, o ser humano em suas relaçoes com outras pessoas e as coisas que se externam dele.
A fonte a mesma coisa, sendo a água coisas por dentro , e o canal sendo o exterior da pessoa.
Muito mais importante é aquilo que tem dentro, pois é dentro do homem que deve estar Jesus, e é o lugar que Ele escolheu para Sua habitação o qual segundo Paulo estamos trabalhando pra contruir, e a agua dentro do copo deve ser limpa. e o interior do copo tbm.
Isso se trata de coisas espirituais adiquiridas através do Espirito Santo na Palavra atraves de uma busca constante e não apenas da biblia sabida sendo citada como regras de vida pra controlar e tentar mudar o exterior do homem.
Os Fariseus e mestres da Lei, na época de Jesus, eram como copos limpos por fora, mas sujos por dentro.
Vemos isso em Mateus 23:13-26.
Eram pessoas que entendiam toda a Lei, toda a biblia, que é algo mto importante, mas nao tinham a revelação da Palavra de Jesus, não tinham água viva dentro de si, não viam com os olhos de Deus, olhos espirituais que são capazes de enxergar arrependimento em prostitutas, salvação em adúlteros, a Graça que superabundou o pecado, não são capazes de andar na Liberdade do Espírito, mas antes discernem as coisas de Deus com a carne e como sendo carnais e superficiais, se escandalizando com o Espirito e não identificado a Sua ação, e onde Ele realmente está, mas cria paradigmas e condiciona a ação do Espírito e o põe dentro de uma caixa, onde não pode se mover, pois Ele trabalha se movendo e desde de sua primeira ação mostrada na Palavra, Ele ja se movia sobre a face das águas, e fazem com Ele aquilo que convém aos seus olhos cegos acham corretos e atraves dos seus costumes e rituais humanos, se esquecendo do verdadeiro valor desses rituais.
São irreprensíveis no caráter, como Paulo era antes de sua conversão, mas nao têm a revelação de Jesus sendo a Palavra, a biblia Viva, e têm a Lei em mandamentos e ordenanças como regras e como sendo carnal e algo literal na mente humana pra criar coisas como; 'faça isso e não faça aquilo' e outras como; 'isso pode e aquilo não pode' (está acostumado a ouvir isso né?).
E se esquecem que Jesus não é um método de regras pra conseguir como ser 'santo' externamente aos olhos dos outros, e que jamais conseguiram ou conseguirão a santidade através da Lei, Antes Jesus é a Agua Viva que deve estar DENTRO do copo, aí sim Ele que é Vivo, vivificará e purificará até mesmo o exterior do copo.
Paulo antes de sua conversão era de caráter irrepreensível, Hoje nem mesmo os crentes são assim, mas do que adiantava ser ele assim se não tinha água dentro ?
Vemos muitas pessoas pregarem que temos que dar testemunho de nossos atos e de nosso caráter, porque podem questionar como questionam; ' como pode aquele ser um crente, se faz isso ou aqilo de errado?', e mtas vezes nós mesmo nao enxergamos a diferença entre mtos crentes e nao crentes e ate achamos mtos que nao são, melhores do que os que são, criando em nossas mentes um questão de, 'entao pq Jesus é necessário na vida de uma pessoa, se tem mtas na igreja ha anos e nao mudam, e tem mtas no mundo que sao bem melhores, tem mais caridade e coisas do tipo?' Isso porque ja criaram uma motivação errada em buscar Cristo, achando que ir a igreja e manter uma vida crista serve apenas pra que elas mudem externamente.
Se esquecendo de Atos 2, que somos salvos nao por obras pra que ninguem se glorie, nao adiantando se a pessoas tem boas obras (não que nao sejam importantes), pq nao serão salvas por elas, mas tendo Jesus, pratiquemos as obras no Espirito pra qe sejam eficazes e nao pra enriquecem nosso ego (que é o que faz a obra da carne e de todo aquele que nao tem o Espirito Santo, ou que se deixa guiar pela carne).
Está certo que sem santificação ninguém verá ao Senhor, e que devemos sim mudar nossas atirudes e nos despir do velho homem como fala colosenses 3, tendo atitudes de um novo homem despido do pecado, mas devemos lembrar que só conseguimos despir do pecado através do Espirito, sendo assim nao o importante somente nao andar na carne, mas sim andar em Espirito que deve vir primeiro, pois somente assim conseguiremos nao andar na carne (Galatas 5:26 Andai em Espirito e nao cumprireis a concupiscencia da carne), se vc tentar nao andar na carne, mas nao andar em Espirito, vai ser o que todos tentaram fazer, ao tentar cumprir a Lei como uma regra, e pelo que vc lembra, alguem conseguiu ? acho que não né.
A graça de Deus que excede nosso pecado de forma que nenhuma condenação há para nós se estivermos em Cristo (na Palavra), e que o exterior do copo mesma que esteja sujo, não pode contaminar a água que está dentro que é Jesus.
Portanto busquemos nos despir de nossa religiosidade, tradição e farisaimos que exalta a vaidade de ser exemplar aos olhos dos homens externamente, se esquecendo do interior, querendo ser simplesmente irrepreensiveis em atitudes, pra que todos possam olhar pra nós e dizer que somos santos aos olhos deles, mas tenhamos a revelação e o conhecimento de um Jesus Vivo através de um relacionamento vivo com Ele.
Muitos dizem que temos que coipar Jesus e imitá-lo. Tudo bem, mas sempre que fazemos isso, entramos em questões de temperamento como; 'Jesus ficou irado com as pessoas comercializando no templo e chamou os farizeus de raça de víboras', como também; ' eu tenho que ser simpático, pois vi um cantor ou um evangélico famoso que era antipático e mais me pareceu metido e arrogante, se veste de tal forma, usa tatuagem, tem o cabelo assim ou assado, como pode ser um ministro e ter cds gravados fazendo sucesso, se ele fala na gíria, faz piadas no púlpito'.
Essas e muitas outras, são questões ridículas de discipulos de farizeus, não de imitadores de Jesus.
Pois se modo de se vestir, corte de cabelo, modo de falar, temperamento, dentre outras coisas externas fossem importantes para imitarmos de Jesus sendo discipulos dele, elas estariam escritas na biblia, mas não estão !
Se formos tentar copiar os discipulos de Jesus e os homens de Deus que têm suas historias registradas na biblia em suas atitudes e quisermos formar um conceito do que é correto fazer e de como agir, a própria bíblia vai se contradizere isso vai causar, como tem causado, muitas divisões, que exitem hoje por dicernirmos pra nossa vida e ministério princípios externos e visuais, nos esquecendo que temos que ter os olhos do Senhor pra ver as coisas, pois se vemos com os nossos olhos, estamos trazendo a nossa justiça própria que é como trapo de imundicia (pano usado na menstruação nas epocas biblicas) pra Deus!
João Batista não fez exatamente como Jesus e não esteve atuando no mesmo lugar, talvez nao tenha feito milagres, Pedro fez mtos, Davi guerreou, Paulo tbm nao fez mtos milagres, mas apostolou gentios, coisas qe os outros nao fizeram, Jesus curou os enfermos, alguns fizeram missões para que o evangelho fosse para outros povos, outros trabalharam em Jerusalém, Maria irmã de Marta só quis ficar aos pés de Jesus, Moisés guiou o povo a uma terra.
Nossa ! O que eu devo fazer agora ? Se eu for viajar em missões estou como alguns apostolos, se ficar em Jerusalém (na minha cidade ou igreja) como outros, se eu buscar fazer milagres estou imitando Jesus, mas se quiser simplesmente pregar arrependimento e aplainar o caminho pra que Ele seja conhecido estou imitando João Batista.
Será que é tão dificil ver que o que tinha em comum nesses servos de Deus não era e não tinha a ver com o que eles faziam externamente, nem é importante tentar imitar fazer o que Jesus fazia externamente (embora nem isso consigamos fazer hoje nem ao menos saber exatamente como era, exatamente por não ser o tempo de fazê-lo), sendo que só de crermos nEle ja fazemos a Sua obra, pois Ele fala que a obra é essa: Crer naquele a quem o Pai enviou, Ele, e ainda obras maiores fariamos !
Agora o que esses servos tinham em comum, que era conhecer um relacionamento com o Deus VIVO ninguém imita. E nao só isso, mas o que o relacionamento trouxe, que foi conquistar o que Ele deixou, que é ser transformado pra ser como Ele é e conhecer seus mistérios e ter vivo dentro de si o Reino dos céus sendo revelado assim na Terra como é no céu, e não simplesmente um cópia morta de atividades 'parecidas' com Ele, e ainda somente parecidas com olhos humanos, pq se olhar com olhos espirituais e discernimento no Espirito ainda veremos somente um engano e a Lei dominando sem Amor, orgulho e coisas que cegaram o homem dos nossos dias e que vemos muitos por ai ainda se dizendo parecidos com Jesus, e ainda dizendo que o imitam !Jesus não quer simplesmente que olhemos pro que Ele fez, mas COMO fez.
ele veio em condição humana e esta errado quem diz que Ele veio com poderes divinos, mas executou com plenitude tudo o que estava no coração do Pai, por se relacionar e conhecer a vontade dEle e que está disponivel e nao só isso, mas que foi o propósito que Ele escreveu para nós, e isso sim é o que deve nos fazer imitadores dEle, pois é o unico caminho pra fazermos o que Ele fez, CONHECENDO a Deus como Ele conheceu e o revelou aqui na Terra. copiando ações por meios carnais não tem como. pois a carne só pode gerar o que é da carne. mas o espirito gera coisas do Espirito. (o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espirito é Espirito).
Isso sim é o que João Batista tbm fez, não fez milagres como Jesus, mas executou a vontade do Pai, ao ponto até de pensarem ser ele o Messias.
Você ja imaginou que Deus que Deus te criou com caracteristicas impares em vc pra um proposito e um plano feito antes de vc nascer, assim como foi profetizado em isaias sobre João Batista muito antes dele nascer, e Deus tem uma plano de revelar algumas coisas do céu através de vc e quer que vc conheça o coração dele, tenha cheio o seu copo da Agua dEle e execute aquilo que ele preparou e você está querendo imitar e ainda tentando descobrir como Jesus era externamente pra poder fazer igual, você está tentando fazer como Paulo, e o plano de Deus é pra que vc atue na sua casa, ou vice e versa. Imagine se João Batista quisesse fazer um monte de milagres, quem prepararia o caminho? Ou se Paulo quisesse imitar Jesus e ficasse em Jerusalém pregando só aos Judeus e curando, quem levaria a palavra e o evangelho aos gentios? que foi exatamente isso que trouxe a Palavra até nós hoje.
Imite o que eles tinham em comum, conheciam o coração de Deus e andavam segundo a sua vontade, nisso Paulo imitou jesus, e pediu para que o imitassem, pq irreprensivel por fora ele era antes de ter Jesus, um copo limpo por fora, pq na bibli diz que era o Farizeu dos farizeus e de caráter irrepreensível. mas só qdo ele se encheu da Agua Viva, percebeu que Jesus era o acesso ao Pai. E nisso nos importemos, não em parecer exatamente em obras alguém ou até mesmo Jesus, mas que o conheçamos como aquele que veio tirar de nós nosso fardo da Lei e pôr sobre nós um suave com a graça, nos dando acesso ao Pai pra que o conheçamos e sejamos como Ele é, e assim como imitaram a Ele os servos na biblia que entenderam que ele era o Caminho, a Verdade e a Vida, que leva ao Pai. e Que ele é Espírito e importa que em Espírito o adoremos, pra nao sermos mais um imitador carnal de Jesus.
Sendo copos limpos por dentro, pq se fora está sujo, é só uma questão de tempo.