. . .

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Obra do Espírito

O Mundo está fardado a prosseguir em alta carnalidade, guiando-se pelas intenções do seu coração.

Dentre essas intenções, encontramos muitas ruins, egoístas, pecaminosas, dentre muitas outras coisas vindas de maldade. E denominamos essas intenções ruins no homem como a causa de toda espécie de destruição já feita no mundo até hoje.

Existem muitas boas intenções também no coração de um ser humano. Intenções de ajudar, de promover, de trabalhar por um bem visado como beneficente, dentre muitas outras intenções. Mas será que essas também não são a causa da destruição do mundo hoje?

Julgamos com olhos humanos muito do que achamos justo, dentro de um padrão de “bondade”.

Mas quando consultamos a palavra ela nos responde que a grande parte do caos no mundo hoje não está ligada às más intenções do homem, mas às boas, além de estar afastando o homem de Deus.

Desde a queda do homem, ele obteve o conhecimento do bem e do mal. O fruto que ele comeu continha essas informações. E o que podemos observar é que o homem não precisava do mal nem do bem pra viver antes da queda.

Quero falar um pouco sobre o bem.

Quantos de nós conhecemos pessoas que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador e não têm o Espírito vivendo nelas, mas têm muitas boas intenções e têm um caráter que julgamos ser melhor que de muitos cristãos?

Mesmo sabendo que têm um caráter “bom”, sabemos também que não estão salvas e que não têm as heranças de Cristo, pois não o aceitaram.

Isso intriga muitas pessoas, quando olham para os cristãos e os julgam pelo seu caráter e pelo seu temperamento, e encontram neles características que consideram inferiores a de muitos não cristãos.

I Samuel 16:7 – Mas o Senhor disse: Não se importe com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.

Nós julgamos aqueles na bíblia que rejeitaram Davi (como seu pai), mas somente porque a bíblia deixa claras as características de Davi.

Mas quantos “Davis” nós temos rejeitado hoje, os massacrando em palavras e em julgamentos, porque julgamos com nosso próprio coração, com nossas “boas intenções”?

Interpretamos a história de Caim e Abel, como se Caim fosse somente um homem mal, com más intenções, mas somente porque conhecemos que Deus rejeitou seu sacrifício.

Mas será que se estivéssemos acompanhando todo o plantio de Caim para oferecer sacrifício a Deus e víssemos um sorriso e uma satisfação, uma garra talvez em querer oferecer o que ele tinha a Deus, nós iríamos julgar Deus como sendo ingrato, ou exigente, como se Ele fizesse algum tipo de acepção.

O que não entendemos é que o homem hoje com suas boas intenções está fardado a trabalhar para o seu reconhecimento, querendo mudas as coisas com a força do seu próprio braço. E isso tem se repetido desde Caim até os dias de hoje.

As igrejas estão lotadas de pessoas que Pensam em trabalhar na obra de Deus, dispõem de muitas coisas na sua vida pra se sacrificar com o esforço do seu braço na intenção de agradar a Deus?

Será que encontramos muitos “Cains”?

O sacrifício de Abel não foi aceito porque ele tinha boas intenções e Caim más. Mas porque o sacrifício de Abel era espiritual para obedecer aos princípios de Deus, e o de Caim era o esforço carnal do seu braço buscando ser aceito.

As boas intenções das pessoas não podem fazê-las serem aceitas por Deus, mas somente a obediência ao princípio de Deus que pode. E o Seu princípio é Jesus, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.

Abel levou um sacrifício espiritual simbolizando Cristo, o cordeiro. Muitas vezes não entendemos os princípios de Deus, Abel não conhecia Cristo ainda como uma história, e não tinha sido revelado a ele Jesus, mas obedecendo aos princípios de Deus somos guiados até que sua plena vontade seja cumprida.

Por isso assim que Adão e Eva pecaram, Deus providenciou peles de cordeiro para eles se cobrirem. E homem deveria levar sacrifícios de sangue até que viesse o sacrifício de sangue de Jesus.

Para que a obra do Senhor seja completa em nossa vida (pois Aquele que começou a boa obra é Fiel para completá-la), temos que andar nos Seus princípios e não nas boas intenções do seu coração. Pois enganoso é o coração do homem mais do que todas as coisas.

Por isso Deus pede para que o adoremos em espírito e em verdade.

Porque só o Espírito pode gerar o que é do espírito.

Devemos andar em espírito e no Espírito.

(João 3:6)

A Torre de Babel foi uma grande tipologia do que vemos ser a igreja evangélica hoje.

Pessoas tentando alcançar o céu (coisas espirituais) por esforços carnais.

Pessoas dizendo que temos que trabalhar, trabalhar e trabalhar, e que assim que recebem o Espírito têm que se encaixar em algum serviço na igreja para conseguir continuar conectado com Deus, e assim que não têm muito sucesso na sua vida ministerial, sua vida com Deus perde o sucesso também.

Este é o fardo humano, trabalhar.

Deus quer que trabalhemos em sua obra. Mas qual é a sua obra?

João 6:28-29: Que faremos pois para executarmos as obras de Deus? A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou.

Crer em Jesus é executar a obra de Deus.

E Jesus quer que troquemos nossos fardos com o dEle. (Mateus 11:28-30)

O Verdadeiro ministério não é uma posição dentro da igreja ou um compromisso que temos que cumprir, além de não ser o primeiro mandamento e muito menos ser o que nos dá acesso e nos faz aceito por Deus.

Todo ministério que não tem como princípio formar Cristo nas pessoas, desviou-se.

E todo ministro que tem como primeiro lugar o seu ministério também se desviou.

Nosso acesso está somente por Cristo, não pelas nossas ações. Ele é o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai a não ser por Ele.

Ele é o acesso ao Pai, e aquele que nos fez aceitos por Deus, pelo seu sangue.

Você pode se desdobrar, mas não vai ser aceito por Deus pela força do seu braço, por mais que você esteja fazendo a maior boa ação que as pessoas a sua volta já viram. E ainda corre o risco de o que você está fazendo ser rejeitado pelo Senhor.

Por isso há muita divisão na igreja hoje, pois Deus mesmo permitiu para que parasse de ser construída a grande Torre de Babel.

As divisões da igreja não são por causa de uma visão correta e outra errada, mas porque ambas as visões estavam tampadas.

Quando vamos buscar capacidade ou nos preparar para começar um trabalho onde somos a autoridade máxima abaixo de Deus, como ser líder de uma denominação por exemplo, se realmente estivermos preparados, muitos de nós vamos entender estando prontos que não era pra criarmos nossa própria denominação.

Muitas pessoas por serem contra uma visão de uma igreja ou ministério, acabam criando seu próprio ministério em sua própria visão.

Mas onde está a visão de Deus?

O Princípio de Deus é Jesus, toda revelação na palavra por mais maravilhosa que seja, se estive como base de um ministério, é alicerce para ruína.

Jesus é a pedra angular. Todo edifício deve ser edificado Nele. Toda revelação deve ser colocada como secundária quando entendemos que Ele é o Princípio de todas as coisas e todas as coisas foram criadas, existem e subsistem Nele.

Ele é o Rio, e muitos tributários vêm Dele, mas Ele é a Fonte.

O Trabalho com Ele vem de um fardo leve, e de um jugo suave.

Onde estão esse fardo leve e esse jugo suave em nós?

E onde está se cumprindo em nós a palavra que diz que nos é inútil levantar cedo e trabalhar penosamente, porque Ele dá aos seus amados enquanto dormem?

Será que Deus errou quando escreveu essa palavra?

Devemos colocar nossa mente nas coisas do alto e nas coisas que estão por vir.

Preparar o Caminho para Jesus ser pleno no homem. Esse é nosso único trabalho. Crer Nele.

O ministério de João Batista foi maior exemplo de ministério na palavra, e semelhante ao dele foi o ministério de Paulo e de muitos outros, preparar o caminho para que Jesus venha até nós.

Esse é o Reino, Jesus vir até nós e completar a obra, como Noiva, um dia sermos plenos Nele.

Existe um caminho até chegarmos na plenitude de Cristo, e todo ministério tem que ser fundamentado Nele, para que cheguemos a Sua plenitude.

Lembrando sempre do primeiro mandamento que é buscar o Reino em primeiro lugar, o relacionamento com Ele, tem óleo em nossa lâmpada para que a chama esteja sempre acesa.

E buscando o Reino em primeiro lugar, as outras coisas Ele nos acrescentará.

Esse é o fardo leve e o jugo suave. Buscarmos a face do Senhor diariamente e obedecer a Ele em cada passo do nosso caminhar.

Pois muitas vezes Ele disse que quer que seu povo o obedeça e o ame, ao invés de Lhe oferecer sacrifícios.

Será que as obras de suas mãos têm sido rejeitadas por Deus, por você estar tentando ser aceito pelo seu esforço?

Troque seu fardo e seu jugo com os Dele, e comece a buscar o relacionamento com Ele em primeiro lugar, isso é buscar o Reino e o Reino é o casamento de Jesus com a Noiva. E só é a Noiva aquele que tem o óleo em sua lâmpada pra quando Ele bater à porta ela estar acesa pra que você possa entrar.

Sua lâmpada está acesa?

Gaste tempo para cultivar o óleo da intimidade com Deus. E pare com a construção da sua Torre de Babel.

O Corpo de Cristo é verdadeiramente comida e Seu sangue é verdadeiramente bebida. Assim como um corpo humano sobrevive de comida e bebida, seu espírito só pode sobreviver pela sua carne (A Palavra) e pelo seu sangue (remissão dos seus pecados para dar acesso ao Pai).

Suas obras não passam de mera carnalidade se não forem guiadas pela vontade e pela vida de Cristo. E jamais vão ser aceitas por Deus pelo seu esforço.

Então comece a buscar ao Senhor Jesus pra que você comece a gerar coisas do Espírito.

Um comentário:

  1. você é uma bênção irmão!!!!
    usado e ungido de Deus!
    que o seu coração permaneça desperto e que a cada dia Jesus possa estar te enchendo com poder no Espírito Santo e através dEle você possa realizar obras maravilhosas porque é para isso que Ele tem te chamado!!!
    Você é um ungido de Deus!! Semente para as nações!!
    Em ti muitas famílias serão benditas por causa do teu testemunho!!
    te amo em Cristo irmão!!
    Pazzzzzzzzz

    ResponderExcluir