. . .

domingo, 16 de outubro de 2011

Prioridades de Deus.

Bom, pelo título da postagem você pode pensar; 'quem é esse manolo pra saber qual é a prioridade de Deus?' Eu não tenho nenhuma intenção aqui de impôr regras à respeito de Deus, até mesmo porque eu desconfio que Ele odeie regras.
Mas em se tratando de conhecê-lo, podemos conhecer também seus princípios, suas características, não como alguém que deseja simplesmente saber a respeito dele por isso mesmo, mas ansiando conhecer em si mesmo, dentro Dele, dentro de mim. Pois Ele se revela àqueles que o buscam.
Sempre falo de experiências, de ponderações, de estudar a Palavra até que cheguemos a Verdade. Mas tudo isso é sobre a Graça de Deus, e ela ser de graça literalmente, ao ponto de Deus se revelar, quando, como e a quem Ele quiser. E assim foi comigo. Eu não sou a pessoa que mais estuda a bíblia, muito menos a que tem um tempo maior investido pra buscar a Deus. Falho muito nisso. Mas ainda sim, vejo pessoas gastando tanto tempo em busca de conhecer a Deus, e que ainda erram e tem absorvido princípio de heresia, e muitas vezes usado seu conhecimento bíblico pra respaldar suas próprias idéias e noções de justiça.
Buscar a Deus não se trata somente de tempo. Se trata de você abrir mão da sua ideia das coisas, pra que Ele possa gerar os princípios Dele em você. Não há possibilidade Dele construir a Verdade sobre um alicerce falho. Ele precisa muitas vezes destruir nossas idéias pra que possa gerar o que é Dele em nós.
Mas indo ao que vim...
Muitas vezes falamos de tempo gasto com Deus, com a intenção de adquirir sabedoria.
Sabedoria é algo importante. Não vou entrar nos méritos, mas realmente Deus não considera sabedoria como a coisa mais importante.
Direto ao assunto.
Se você observar uma criança, pra quem é pai ou mãe é mais fácil, podemos ver um limite no raciocínio em relação ao adulto.
As crianças têm muitas vontades e muita curiosidade. Mas não têm o conhecimento do que é melhor pra ela. Não se trata do que pode ou que não pode. Não é tão raso assim.
Toda ordem, todo 'pode' ou 'não pode' tem revelado em seu fim, um princípio e não uma regra, pra beneficiar o cumpridor.
Quando dizemos a uma criança pra que não fique no meio da rua, prezamos por sua vida, pelo perigo dos carros. Quando dizemos pra que não coloquem o dedo na tomada, pra que não mexa com fogo, com vidro, com materiais cortantes, pra que não coloquem tudo na boca... enfim, são muitas regras, todas vindo de uma sabedoria que ela não alcança, pra poder priva-la dos malefícios e também fazerem viver no nosso plano que é bom pra ela, pra que não sofra as consequências depois.
Os planos de Deus, são os únicos realmente bons para o homem. Nossa noção do que é bom para nós é pior que de uma criança em relação a uma adulto. Talvez nunca consigamos alcançar a sabedoria de Deus. Por mais que uma criança um dia alcance a sabedoria de um adulto.
Vejo hoje muitas discussões a respeito de princípios e da sabedoria, a respeito do que Deus pensa ou deixa de pensar. Essa não é uma prioridade.
Quando aceitamos a Ele como Pai, devemos adquirir a confiança de que tudo e exatamente tudo o que Ele faz é bom, mesmo que não entendamos. Assim como uma criança chora e fica brava porque a mãe ou pai a proíbe de tantas coisas, e não entende que não são ordem ruins, mas ao mesmo tempo, a braveza da criança passa, e não atribui a sua mãe ou pai como sendo ruins ou maus.
Assim devemos proceder com o Senhor.
Existem muitos homens orgulhosos discutindo a respeito de ciência e sabedoria, que acham que sabem tudo a respeito de Deus, e insistem que a prioridade da nossa busca deve ser a sabedoria.
Mais que a sabedoria, precisamos de Amor, confiança e obediência.
Vejo pessoas sem acesso a informação. Pessoas onde talvez não tenham nascido em condições, não digo financeira, mas condições psicológicas, familiares, e muitas outras condições adversas que a impedem de crescer em sabedoria.
Seria injusto pensar que aqueles que possuem maior inteligência e que tiverem mais oportunidades de estudar, de crescer em conhecimento, que teriam mais chances de alcançar a Graça e o Reino de Deus.
E ainda digo mais, no Evangelho de Cristo, ainda aqueles que possivelmente tinham menos sabedoria, alcançaram o Reino com mais facilidade. Não porque eram ignorantes, não estou dizendo que o correto é parar de estudar, ou odiar a sabedoria, isso não importa. Mas sim, reconhecer que a sua busca por sabedoria ainda continua sendo muito inferior, até mesmo irrelevante aos pensamentos de Deus, que são muito mais altos. Se você confiar e aceitar, reconhecendo quem Ele é, e crendo em sua bondade, você já pode alcançar o Seu Reino. Não precisa de inteligência. Precisa de uma fé não fingida.
Portanto a inteligência e a sabedoria, podem nos servir pra ajudar outras pessoas e até a nós mesmos, mas a nossa justiça nada serve pra Deus. Tenhamos em nós, não por esforço, mas trabalhado em nossa essência, a considerarmos os outros superiores a nós mesmos. Não fingidamente, mas sempre sabendo que realmente o são, pois fomos chamados a servir a todos, e aquele que serve é o menor.

Portanto como Paulo, vemos que o que temos em nós é como escória, nada temos por precioso.
Somente aqueles que reconhecem isso é que alcançam a Graça. Por isso as prostitutas, os enfermos, pecadores... tinham mais facilidade pra receber o Reino. Pois os fariseus, aqueles que mais buscavam a sabedoria, e se diziam 'professores de Deus' nada sabiam a respeito do plano de Deus, porque preferiram acreditar em sua própria sabedoria e ideia que adquiriram das coisas, do que naquilo que Deus disse, que seria muito melhor pra Eles terem aceitado a Graça e o presente de Amor do Pai ao entregar seu único Filho pra nos salvar de nós mesmos. Mas antes, nem reconhecerem que em sua própria natureza eram insuficientes e como nada perante a Deus.

Busque o temor mais que a sabedoria, a fé mais que o conhecimento.
Com sabedoria você pode conquistar o mundo. Com fé, e tão somente com fé, você pode conquistar o Reino de Deus.

Um comentário: